Campus Venâncio Aires

VENANCIO AIRES | http://www.venancio.ifsul.edu.br/portal/

A história do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires começa no dia em que o município completa 119 anos. Em 11 de maio de 2009 é lançada a pedra fundamental da escola técnica que promete mudar o cenário educacional da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari. No mesmo dia, na presença de autoridades municipais, do reitor do IFSul, Antônio Carlos Brod, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, é enterrada a cápsula do tempo. Nela foram guardados jornais, fotos e documentos relacionados à implantação do campus, como projetos e escrituras públicas.

A partir daí e pelos próximos dois anos e meio, o terreno que vai sediar o instituto vira canteiro de obras. Paralelo a isso, ocorre a aquisição de equipamentos e materiais, e concurso de professores e servidores que atuarão no campus. Mesmo sem os prédios concluídos, a escola começa as atividades letivas em fevereiro de 2011. Nesse primeiro ano, as aulas são realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e na Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem. Além disso, uma sala no Parque Municipal do Chimarrão sedia as atividades dos servidores técnico-administrativos.

Com o término da construção do campus, as aulas começam oficialmente em sede própria no dia 6 de fevereiro de 2012. Salas de aula, auditório, área de convivência, laboratórios e academia de ginástica integram o complexo de ensino, de quase 3.700 metros quadrados. É nesse espaço localizado no bairro Universitário de Venâncio Aires que ocorrem as aulas e são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão, voltados à comunidade. Isso porque além de qualificar profissionais, o IFSul tem o objetivo de formar cidadãos que fomentem o desenvolvimento da região, com o seu trabalho.

Lista de cursos

Técnico

Pós-Graduação