Secretariado EJA-EPT Integrado Anual

Campus Venâncio Aires

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Secretariado
  • Carga Horária: 2.460h
  • Duração: Dois anos
  • Estágio: Não há estágio obrigatório
  • Ingresso: Anual - 40 vagas por processo seletivo

Perfil

O/a Técnico/a em Secretariado é um/a profissional com formação ética, técnica, crítica, criativa e humanística, capaz de gerir com autonomia sua vida, seu trabalho, suas questões pessoais e financeiras. Além disso, será capaz de atuar no contexto social, cultural, político e econômico em que vive, contribuindo para a transformação da sociedade. Poderá atuar em organizações do primeiro, segundo e terceiro setor, até organizações não governamentais executando as funções de apoio e de suporte aos gestores, em que se destacam as seguintes atividades: ● Executar atividades voltadas ao planejamento organizacional e operacional. ● Prestar assessoramento a gestores(as) de organizações de diferentes portes e segmentos econômicos. ● Utilizar técnicas secretariais e ferramentas tecnológicas em atividades relativas ao fluxo processual de gestão, organização e registro administrativo, de informação e de relacionamento com clientes internos e externos. ● Apoiar atividades de gestão financeira, orçamentos, pagamentos e prestação de contas. ● Assessorar diretamente chefia ou direção, valendo-se de sua capacidade de organização, planejamento, controle e direção dos serviços administrativos e das informações; ● Estabelecer canais de comunicação da chefia ou direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e adicional; ● Organizar as rotinas secretariais em seu local de trabalho; ● Organizar tarefas relacionadas ao expediente geral do secretariado da chefia ou direção; ● Auxiliar na recepção e no atendimento ao público; ● Auxiliar no atendimento telefônico e na administração da agenda; ● Utilizar aplicativos e a internet na elaboração, organização e pesquisa de informação; ● Conhecer a legislação e aplicar as técnicas secretariais no contexto de cada instituição; ● Conhecer normas de cerimonial e protocolo para organização de diversos eventos; ● Conhecer a história e a evolução da profissão do secretariado, bem como seus órgãos de representação. Este/a técnico/a estará apto a operacionalizar atendimentos, serviços e rotinas secretariais, utilizando ferramentas e meios tecnológicos disponíveis para a gestão organizacional, apoiando-se nos conhecimentos práticos de Informática, como utilização de ferramentas do sistema operacional e dos programas básicos para escritórios. A qualificação adquirida proporcionará mais oportunidade de inserção no mundo do trabalho, bem como um processo continuado de inclusão social.

Campo de atuação

As áreas de atuação do/a egresso/a são bastante amplas por compreenderem organizações do primeiro, segundo e terceiro setor, sendo estes Indústrias e/ou Comércios em Geral Espaços Comerciais, como escritórios virtuais e centros de negócios até organizações não governamentais. Isso porque toda e qualquer instituição que demande organização de serviços, assessoria e secretaria pode contar com um/a profissional com esta formação. Como exemplo, podemos citar: instituições de ensino, instituições bancárias, escritórios de profissionais liberais, entidades de classe, imobiliárias, empresas multinacionais, entre outras.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas