Automação Industrial

Campus Lajeado

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã e Tarde
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Automação Industrial
  • Carga Horária: 3430h
  • Duração: 4 anos
  • Estágio: Não obrigatório
  • Ingresso: Anual

Perfil

O Técnico em Automação Industrial formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Lajeado, possui formação profissional integrada ao Ensino Médio, ou seja, recebe uma formação humanística e cultural integrada à formação técnica, tecnológica e científica. Tal formação habilita o egresso a atuar a partir de princípios democráticos, numa perspectiva crítica e cidadã. Com base nessa formação integral e integrada, o egresso sai apto a atuar compreendendo que a formação humana e cidadã é aliada da técnica no mundo do trabalho. E, de acordo com o CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos), o Técnico em Automação Industrial realiza integração de sistemas de automação. Emprega programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propõe, planeja e executa instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Executa procedimentos de controle de qualidade, de gestão e de sustentabilidade em conformidade com as normas técnicas.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Automação Industrial está apto a atuar em indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico. Empresas de manutenção e reparos. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Ano

2º Ano

3º Ano

Optativas