Engenharia Civil (semestral)

Campus Passo Fundo

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Diurno
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Engenheiro Civil
  • Carga Horária: 3680h
  • Duração: 10 semestres
  • Estágio: 160h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O perfil profissional do egresso do Curso contempla o domínio de conhecimentos técnicos e sua aplicação na formulação, análise e resolução de problemas de engenharia, aliada a uma visão holística, criativa, ética e humanista. A área de atuação do Engenheiro Civil envolve o contato com profissionais de outras áreas e o trabalho com grandes equipes. Dessa forma, o profissional deve possuir capacidade de liderança e cooperação, para orientar os profissionais sobre sua supervisão, implementar padrões de saúde e segurança no ambiente de trabalho e gerenciar conflitos relacionados às especificidades da equipe de trabalho. Nesse sentido, também é necessário conhecer aspectos globais, econômicos, sociais e culturais. Além disso, na execução de qualquer obra de engenharia é necessário considerar a sua integração com o meio ambiente, de modo que o Engenheiro Civil deve conhecer as particularidades do seu local de trabalho, considerar aspectos ambientais e trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável local. Na área de atuação do Engenheiro Civil surgem constantemente novos materiais, técnicas e procedimentos construtivos, de modo que a busca e atualização constante de conhecimentos é um requisito fundamental para o exercício profissional. Na atuação deste profissional, destacam-se a concepção e o desenvolvimento de projetos de obras civis, atuação nas etapas de execução e fiscalização de obras, atividades de gestão, gerenciamento e manutenção de obras civis, prestação de serviços de assessoria e consultoria técnica, desenvolvimento e atuação em atividades de pesquisa científica e atuação na formação de novos profissionais.

Campo de atuação

O egresso do Curso estará apto a atuar no setor público e privado, em empresas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil, em canteiros de obras, em empresas de saneamento, em indústria de materiais de construção e em empresas manutenção e consultoria. Também pode atuar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, instituições de ensino ou como profissional autônomo.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas