Campus Bagé

BAGÉ | http://www.bage.ifsul.edu.br/portal/

O Campus Bagé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, integra a fase II do plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, instituída pela lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Aspiração antiga da população de Bagé e região, o campus contou com muitas iniciativas locais para a sua implantação. As atividades acadêmicas foram iniciadas em 04 de outubro de 2010, em sede provisória na Escola Municipal São Pedro. Nesta data foram recebidos os primeiros sessenta estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática, significando o desafio de ofertar educação profissional capaz de suprir as demandas regionais e contribuir para a superação dos problemas estruturais da região. A partir do segundo semestre de 2011 foi implantado o Curso Técnico em Informática para Internet.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense tem sua origem no hoje campus Pelotas, considerada Instituição de educação profissional pioneira e modelo de excelência em todo o Estado.

O campus Bagé, na sua vocação acadêmica busca consolidar-se como uma instituição de ensino pública de elevada qualidade em consonância com as aspirações regionais e aspira também a formação integral de seus estudantes, e a participação destes como sujeitos críticos da realidade social.

Nos primeiros dezesseis meses de funcionamento, baseados nos compromissos oficiais e nas diretrizes estabelecidas pela nossa gestão, procuramos focar a atuação nos seguintes aspectos: busca permanente de eventos de formação para os estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos; promoção de integração de todas as áreas de atuação, no dia a dia; atenção especial às metas de aprendizagem abarcadas pelo Projeto Integrador; e promoção de clima positivo de trabalho no Campus Bagé.

Em sucinta análise a respeito do trabalho realizado no Campus, durante o período citado, contempla-se as seguintes áreas de atuação: gestão de Ensino, Pesquisa e Extensão; gestões administrativa, financeira, da Infraestrutura e de Relações Pessoais; gestão da Comunidade (interna e externa); e gestão do relacionamento com a Rede.

Com relação à primeira área de atuação, merecem destaque: consolidação de um novo grupo de pesquisa interinstitucional; aumento de vagas ofertadas no ano, passando de 60 vagas ofertadas em 2010 para 150 em 2011; aprovação do Regimento Interno do Campus e do Conselho de Campus; aumento da procura pelas vagas nos cursos oferecidos refletindo o reconhecimento da comunidade; afirmação dos Seminários de apresentações dos trabalhos dos Grupos de Iniciação Científica, do Projeto Integrador, como espaços de aprendizagens significativas; excelente integração discente, especialmente durante a Gincana Esportiva do Campus Bagé; entusiástica participação de nossos estudantes nas Mostras Científicas de Charqueadas, Camaquã e Blumenau, onde nossos estudantes foram premiados; realização de Seminário sobre Planejamento Estratégico; reuniões com o CEPA e a FEPAGRO visando formatação de curso de Agroecologia e Agropecuária, respectivamente, com a perspectiva de aplicação da Pedagogia da Alternância. O Conselho de Campus aprovado no Conselho Superior do IFSul, contará com representações de pais, trabalhadores, sociedade civil, servidores docentes e técnico-administrativos e representantes da gestão.

Lista de cursos

Técnico

Graduação