Meio Ambiente Integrado Anual

Campus Bagé

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã e tarde
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Meio Ambiente
  • Carga Horária: 3360h
  • Duração: Três anos
  • Estágio: Não há estágio obrigatório
  • Ingresso: Anual - 30 vagas por processo seletivo

Perfil

O perfil profissional do egresso do Curso contempla o domínio de conhecimentos das políticas públicas ambientais e de saúde e compreensão de sua atuação profissional frente às diretrizes, princípios e estrutura organizacional do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Abrange conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade, à territorialização e ao monitoramento ambiental. Possuir senso de organização, responsabilidade, resolução de situações-problema, gestão de conflitos, trabalho em equipe de forma colaborativa, comunicação e ética profissional. Ter visão abrangente e integrada dos tópicos ambientais (água, ar, solo, fauna e flora) e sua dinâmica; orientação e controle de processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental. Atuar em equipes de gerenciamento ambiental de órgãos públicos e privados; realizar atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada. Ter conhecimento e compreensão da sociedade, sua origem, suas transformações, os fatores intervenientes e seu papel como agente social. Conhecer e utilizar as formas de linguagens, a fim de estabelecer relação com o contexto socioeconômico e históricocultural. Realizar a leitura, interpretação e sistematização de símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, articulando os conhecimentos científicos e tecnológicos dos diferentes ambientes.

Campo de atuação

O egresso do Curso estará apto a atuar em aterros sanitários; autarquias e órgãos públicos; cooperativas e associações; empreendimento próprio; empresas de licenciamento ambiental e prestadoras de serviços; estações de monitoramento e tratamento de efluentes (líquidos e gasosos) e resíduos sólidos; estações de tratamento de água, esgoto sanitário, efluentes industriais e resíduos; indústrias e demais unidades de produção; instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural; organizações não governamentais (ONGs) ambientais; profissional autônomo; unidades de conservação ambiental e unidades de manejo de recursos hídricos e de resíduos.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Programas