Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia

Campus Pelotas

  • Nível de ensino: Pós-Graduação
  • Turno(s): Não se aplica
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Mestre/a e Doutor/a em Educação e Tecnologia
  • Carga Horária: O curso prevê um mínimo de 24 créditos que devem ser completados pelo aluno somando os 12 créditos obrigatórios, que compõem a formação básica do perfil profissional a ser formado no curso, com créditos eletivos.
  • Duração: A duração do curso é de, no mínimo, doze (12) e, no máximo, vinte e quatro (24) meses.
  • Estágio: Não se aplica
  • Ingresso: Anual

Perfil

LINHA 1:
INSERÇÃO SOCIAL:
TRABALHO, CULTURA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Enfatiza os estudos aplicados à educação básica que abarcam a dinâmica de composição dos processos sociais em três dimensões: a relação entre educação no contexto escolar e extraescolar, ou seja, o mundo do trabalho e os movimentos culturais e sociais; a relação educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da cultura; e a relação das tecnologias inseridas na sociedade, e seus reflexos no mundo do trabalho, na educação básica e nos movimentos culturais.
LINHA 2:
INTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIA
Aborda a constituição de práticas pedagógicas que possam vir a intervir no território da educação, sustentando-se nos campos da filosofia, da arte e da tecnologia, partindo de um tempo-espaço específico: o presente. Interessa-se pela experiência como disparadora de processos de formação; problematiza a noção de cultura e investiga os componentes políticos e éticos nos modos de subjetivação atuais e suas formas de expressão.
LINHA 3:
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Estuda os processos de formação docente, métodos e tecnologias educacionais. Inclui estudos acerca da inserção das tecnologias na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino básico, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, como forma de ampliar a atuação e a inserção social das pesquisas aplicadas à educação.

Campo de atuação

Educação.

SÍTIO DO CURSO: http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.