Engenharia de Produção

Campus Pelotas

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): A Distância
  • Modalidade: Distância
  • Regime: Semestral
  • Título: Bacharel em Engenharia de Produção
  • Carga Horária: 3690h
  • Duração: 5 anos
  • Estágio: 160h
  • Ingresso: Único

Perfil

Segundo definições do International Institute of Industrial Engineering (IIEE) e Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) o Engenheiro de Produção deve estar apto a projetar, gerir e melhorar sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia. Baseia-se no conhecimento e habilidade especializados nas ciências matemáticas, físicas e sociais, juntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia, para especificar, prever e avaliar os resultados a serem obtidos a partir de tais sistemas. Para além do conhecimento técnico, o perfil do Engenheiro de Produção deve ser voltado para uma visão sistêmica e holística de formação, levando em consideração o cidadão-engenheiro, comprometendo-o com os valores da sociedade em que está inserido, comprometidos com a cidadania de forma geral (ABEPRO, 2023). O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção atenta para o atendimento de todas as Competências Gerais (CG) definidas na Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019: • Formular e conceber soluções desejáveis de Engenharia, analisando e compreendendo a necessidade dos usuários e seu contexto - CG1; • Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, uma vez verificados e validados por experimentação – CG2; • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos - CG3; • Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia – CG4; • Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica - CG5; • Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares – CG6; • Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão – CG7; • Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia, bem como em relação aos desafios da inovação – CG8. • Empregar a criatividade, inovação, empreendedorismo e a responsabilidade de sua prática profissional – CG9.

Campo de atuação

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. CADEIA DE SUPRIMENTOS Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes. PESQUISA OPERACIONAL Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas. ENGENHARIA DA QUALIDADE Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade. ENGENHARIA DO PRODUTO Conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado com a participação das diversas áreas funcionais da empresa. ENGENHARIA ORGANIZACIONAL Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos. ENGENHARIA ECONÔMICA Formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica. ENGENHARIA DO TRABALHO Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Pode-se também afirmar que esta área trata da tecnologia da interface máquina – ambiente – homem – organização. ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual