Licenciatura em História

Campus Sapiranga

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): A Distância (AD)
  • Modalidade: Distância
  • Regime: Semestral
  • Título: Licenciado em História
  • Carga Horária: 3420h
  • Duração: 10 anos
  • Estágio: 420h
  • Ingresso: Único

Perfil

O(a) graduado(a) deverá estar capacitado(a) ao exercício do trabalho de Historiador(a), em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. A)Gerais a. Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas; b. Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; c. Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas, nas várias tradições civilizatórias, assim como sua interrelação; d. Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento; e. Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural; f. competência na utilização da informática. B)Específicasparalicenciatura a. Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino – aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio; b. domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino; c. domínio das diferentes técnicas e métodos de avaliação de conhecimento; d. capacidade de efetuar a transposição didática, realizando, assim, a adaptação da densidade dos conteúdos aprendidos na Universidade, ao nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, numa dinâmica que vai do mais complexo ao menos complexo; e capacidade de reconhecer e valorizar os conhecimentos prévios do aluno no processo de transmissão/construção do saber histórico escolar; f. capacidade de lidar com o livro didático, de confrontá-lo e, ao mesmo tempo, valorizar suas potencialidades; g. capacidade de inovar pedagogicamente, tanto no que diz respeito aos recursos e às estratégias de ensino, quanto na proposição de avaliações/atividades criativas que despertem no aluno o interesse pelo aprendizado da disciplina.

Campo de atuação

Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses da Instituição de Ensino Superior (IES), com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc).

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual