Controle Ambiental

Câmpus Camaquã

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã e tarde
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Controle Ambiental
  • Carga Horária: 3.360h
  • Duração: 4 anos
  • Estágio: não previsto
  • Ingresso: Anual

Perfil

O Técnico em Controle Ambiental é o profissional que, agindo como um sujeito ativo na busca de melhor qualidade de vida da população está habilitado para atuar nas atividades relacionadas com o meio ambiente, nos segmentos de gestão, coleta, análise e controle, elaborando e aplicando tecnologias, realizando análises físico- químicas e microbiológicas de águas, efluentes e resíduos sólidos, operando estações de tratamento de efluentes e águas, centrais de triagem, realizando tratamento de resíduos sólidos e controle de emissões atmosféricas, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável, seguindo a legislação ambiental vigente e monitorando a segurança no trabalho. Além da preparação para o mundo do trabalho, o perfil do egresso do Técnico em Controle Ambiental visa à formação para a cidadania e o pleno desenvolvimento humano. Como um curso integrado ao nível médio, a formação também habilita os concluintes para o prosseguimento dos estudos em nível superior propiciando, ao egresso, condições para:conhecer e compreender a sociedade, sua origem, suas transformações, os fatores intervenientes e seu papel como agente social; conhecer e utilizar as formas de linguagens, a fim de estabelecer relação com o contexto socioeconômico e histórico-cultural; ler, interpretar e sistematizar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, articulando os conhecimentos científicos e tecnológicos dos diferentes ambientes. Na atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades: Propor medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Controlar processos produtivos. Identificar o potencial poluidor de processos produtivos; Gerenciar e monitorar os processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambientais em estações de tratamento de efluentes, águas e resíduos sólidos.; Executar análises físico-químicas e microbiológicas de águas, efluentes, resíduos sólidos, solo e ar. Avaliar as intervenções antrópicas e utilizar tecnologias de prevenção, correção e monitoramento ambiental. Realizar levantamentos ambientais. Realizar campanhas de monitoramento e educação ambiental.Identificar e implementar tecnologias apropriadas para promoção do desenvolvimento sustentável. Operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Executar análises de controle de qualidade ambiental.

Campo de atuação

O campo de atuação deste profissional compreende instituições públicas e privadas, cooperativa e associações, além de prestação de serviços como autônomo. Desenvolvendo atividades no campo de: educação ambiental, gestão ambiental, ecoeficiência, produção mais limpa, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, monitoramento ambiental, tratamento e monitoramento de efluentes, tratamento e monitoramento de águas, gerenciamento, coleta, triagem e tratamento de resíduos sólidos, monitoramento e controle de emissões atmosféricas. O egresso do curso estará apto para atuar: propondo medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados; Controlando processos produtivos; Identificando o potencial poluidor de processos produtivos; Gerenciando e monitorando os processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambientais em estações de tratamento de efluentes, águas e resíduos sólidos; Executando análises físico-químicas e microbiológicas de águas, efluentes, resíduos sólidos, solo e ar; Avaliando as intervenções antrópicas e utilizando tecnologias de prevenção, correção e monitoramento ambiental; Realizando levantamentos ambientais; Realizando campanhas de monitoramento e educação ambiental; Identificando e implementando tecnologias apropriadas para promoção do desenvolvimento sustentável; Operando sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos; Executando análises de controle de qualidade ambiental.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Ano

2º Ano

3º Ano

► 2023/1
► 2020/1
► 2019/1
► 2015/1