Eletrotécnica

Câmpus Camaquã

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Técnico em Eletrotécnica
  • Carga Horária: 1.440h
  • Duração: Quatro semestres
  • Estágio: 240h
  • Ingresso: Semestral

Perfil

O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que, agindo conforme normas técnicas e procedimentos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde (QSMS), está habilitado para projetar, instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas residenciais, prediais, industriais e de infraestrutura para instalações de telecomunicações em edificações. Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Propõe o uso eficiente da energia elétrica, implementando alternativas ao uso de energias renováveis. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos. Efetiva procedimentos no controle de qualidade de produtos e serviços de acordo com as normas técnicas vigentes, de segurança no trabalho, bem como, atua na gestão de processos e treinamento de pessoas. Além da preparação para o mundo do trabalho, o perfil do egresso do Técnico em Eletrotécnica visa à formação para a cidadania e o pleno desenvolvimento humano.

Campo de atuação

O campo de atuação deste profissional compreende empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; empresas prestadoras de serviços elétricos, tais como: instalação, manutenção, utilização e comercialização de sistemas elétricos, assim como, na construção civil; laboratórios de controle de qualidade, calibração, manutenção e grupos de pesquisa, desenvolvendo projetos de sistemas elétricos; indústrias de fabricação de máquinas, equipamentos e componentes elétricos, bem como, de transformação e extrativa; concessionárias ou permissionárias que prestam serviços de telecomunicações, podendo atuar também como profissional liberal em qualquer um dos campos mencionados.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre