Vestuário Subsequente

Campus Pelotas - Visconde da Graça

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Vestuário
  • Carga Horária: 1.410h
  • Duração: Dois anos
  • Estágio: 120h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O técnico em Vestuário supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade. Coordena a produção. Analisa e define a melhor sequência de montagem do produto, de acordo com a forma de execução e as características da matéria-prima. Propõe e analisa métodos de trabalho dos processos fabris de vestuário . Determina o tempo-padrão das operações e dimensiona recursos necessários ao atendimento das demandas de clientes. Supervisiona a utilização de máquinas de costura industrial e equipamentos. Organiza o fluxo de produção. Monitora o desempenho da produção. Supervisiona a execução do plano de manutenção. Controla estoques de produtos acabados. Apoia a equipe de desenvolvimento de produto em função das características operacionais da produção interna ou externa. Na atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades: - Criação e montagem de produtos relativos à indústria de confecção do vestuário, avaliando as características da matéria-prima e as diversas formas de execução, conforme as especificações da ficha técnica; - Elaboração de ficha técnica de produto, ferramentas e acessórios; - Interpretação da peça piloto; - Manejo e manutenção de máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário; - Conservação de artigos do vestuário; - Avaliação da viabilidade de produção do produto; - Interpretação das necessidades dos clientes; - Conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e operação das atribuições da área, de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos futuros usuários e operadores de empresas em processos de transformação em vestuário e indústria da moda; - Conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às normas e relatórios técnicos, à legislação da área, às novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e à gestão de conflitos; - Aplicação de normas técnicas de qualidade, saúde, segurança no trabalho e higiene ocupacional e técnicas de controle de qualidade e ambiental no processo industrial; - Aplicação de normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Vestuário estará apto a atuar na indústria de confecção do vestuário, empresa de desenvolvimento de produtos, ateliê de costura e também como profissional autônomo.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas