Vestuário

Campus Pelotas - Visconde da Graça

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Vestuário
  • Carga Horária: 1.320h
  • Duração: Dois anos
  • Estágio: 120h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O técnico em Vestuário supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade. Coordena a produção. Analisa e define a melhor sequência de montagem do produto, de acordo com a forma de execução e as características da matéria-prima. Propõe e analisa métodos de trabalho dos processos fabris. Determina o tempo-padrão das operações e dimensiona recursos necessários ao atendimento das demandas de clientes. Supervisiona a utilização de máquinas de costura industrial e equipamentos. Faz o planejamento e a programação da produção. Monitora o desempenho da produção. Supervisiona a execução de plano de manutenção. Na atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades: Criação e montagem de produtos relativos à indústria de confecção do vestuário, avaliando as características da matéria-prima e as diversas formas de execução, conforme as especificações da ficha técnica; Elaboração de ficha técnica de produto, ferramentas e acessórios; Interpretação da peça piloto; Manejo e manutenção de máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário; Avaliação da viabilidade de produção do produto; Interpretação das necessidades dos clientes; Aplicação de normas técnicas de qualidade, saúde, segurança no trabalho e higiene ocupacional e técnicas de controle de qualidade e ambiental no processo industrial; Aplicação de normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Vestuário estará apto a atuar na indústria de confecção do vestuário, empresa de desenvolvimento de produtos, ateliê de costura e também como profissional autônomo.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Programas