ENGENHARIA MECÂNICA (semestral)

Campus Passo Fundo

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Integral
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Engenheiro Mecânico
  • Carga Horária: 3600h
  • Duração: 10 semestres
  • Estágio: 160h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O perfil profissional do egresso do Curso contempla o domínio de conhecimentos técnicos e sua aplicação na formulação, análise e resolução de problemas de engenharia, aliada a uma visão holística, inovação, ética e humanista. Desta forma, o perfil do egresso do curso de Engenharia Mecânica deve garantir uma sólida formação técnico-científica, de forma generalista, no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais. Adicionalmente, os egressos deverão ter um perfil que inclua a capacidade de análise de problemas e síntese de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares, de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas, e de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.

Campo de atuação

O campo de atuação deste profissional são os seguintes locais: ● Indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos entre outras); ● Indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, etc.); ● Produção de veículos; ● Setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização); ● Indústrias que produzem máquinas e equipamentos; ● Empresas prestadoras de serviços; ● Empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; ● Empresa própria ou prestando consultoria.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual