Engenharia Mecânica (anual)

Campus Passo Fundo

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Manhã e Tarde
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Bacharel em Engenharia Mecânica
  • Carga Horária: 3.970h
  • Duração: Cinco anos
  • Estágio: 360h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O perfil profissional do graduando em engenharia mecânica, de acordo com o Art. 3º da Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, deve garantir uma sólida formação técnico-científica que o capacite a absorver, adaptar e desenvolver novas tecnologias estimulando a sua capacidade crítica e criativa, considerando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, com visão ética e humanística. Deve capacita-lo a projetar, executar e gerenciar processos de montagem, fabricação e manutenção de equipamentos, máquinas e estruturas, de modo a atuar como profissional liberal e/ou em empresas industriais, agrícolas e comerciais, que demandem serviços do profissional de engenharia mecânica. Em adição, os egressos deverão ter um perfil que inclua a capacidade de análise de problemas e síntese de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares, de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas, e de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.

Campo de atuação

No campo de atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades, conforme o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia: (Art. 5º da Resolução CONFEA/CREA Nº 1.010, de 22 de Agosto de 2005): - Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica; - Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação; - Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental; - Assistência, assessoria, consultoria; - Direção de obra ou serviço técnico; - Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem; - Desempenho de cargo ou função técnica; - Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão; - Elaboração de orçamento; - Padronização, mensuração, controle de qualidade; - Execução de obra ou serviço técnico; - Fiscalização de obra ou serviço técnico; - Produção técnica e especializada; - Condução de serviço técnico; - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; - Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; - Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e - Execução de desenho técnico.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Ano

2º Ano

Eletivas

► 2019/1
► 2018/1
► 2017/1
► 2000/1