Automação Industrial

Câmpus Camaquã

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Automação Industrial
  • Carga Horária: 3.600h
  • Duração: Quatro anos
  • Estágio: 240h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O Técnico em Automação Industrial é o profissional que realiza a integração de sistemas de automação. Emprega programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propõe, planeja e executa instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. O Tecnólogo em Automação Industrial deverá ser um profissional capaz de: ● Identificar as diferentes tecnologias disponíveis para automação de sistemas industriais; ● Selecionar e implantar a tecnologia mais adequada em um sistema de produção, levando em consideração características técnicas, humanas, ambientais, econômicas e gerenciais; ● Desenvolver soluções próprias para a interconexão de sistemas de produção, buscando as melhores alternativas tecnológicas e as condições objetivas do sistema em questão; ● Implantar e manter sistemas eletrônicos e de automação conforme as especificações do projeto estabelecido; ● Propor e implantar alterações em sistemas existentes, a fim de atualizar as tecnologias às novas realidades de produção; ● Executar a manutenção de sistemas automatizados; ● Coordenar equipes relacionadas à instalação e manutenção de sistemas automatizados; ● Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissionais; ● Avaliar o impacto de suas atividades no contexto socioambiental; ● Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares.

Campo de atuação

O egresso do Curso estará apto para atuar em Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo. Aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico. Empresas de manutenção e reparos. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade. Indústrias, preferencialmente as de processos de fabricação contínuos, tais como petroquímicas, de alimentos e de energia; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; empresas integradoras e prestadoras de serviço (CNCT, 2016, p. 44).

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Ano

► 2021/1
► 2019/1
► 2018/1
► 2015/1

2º Ano

3º Ano