Sistemas para Internet

Campus Charqueadas

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Tecnólogo em Sistemas para Internet
  • Carga Horária: 2.240h
  • Duração: Seis semestres
  • Estágio: não se aplica
  • Ingresso: Anual

Perfil

O profissional egresso do TSI projeta, desenvolve, testa, implanta, mantém, avalia e analisa páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet. Avalia, específica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. Elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas de aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. O profissional egresso também possui competência para aprender e lidar com o inusitado, conviver e se comunicar, possui capacidade para aprender de forma autônoma e contínua, é comprometimento com a melhoria da qualidade de vida, dotado de conhecimento sobre importância de agir com ética e solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional. Realiza suas atividades sempre consciente dos seus direitos e deveres, do seu papel histórico na sociedade, e em harmonia com o meio ambiente.

Campo de atuação

No que diz respeito ao campo de atuação, o egresso do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet poderá atuar em empresas em geral, exercendo atividades técnicas e de coordenação de projetos na área de Informática, com ênfase em sistemas voltados para Internet. Estas atividades podem ser divididas em três grandes áreas distintas: suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia. Dentro dessas áreas, destacam-se as seguintes atividades: * Suporte Técnico em Sistemas para Internet: ◦ instalação, configuração, manutenção e operacionalização de sistemas operacionais com suporte à rede; ◦ administração e gerenciamento de redes de computadores; e ◦ implementação, configuração e gerenciamento de serviços de Internet. * Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet: ◦ implementação e administração de Banco de Dados; ◦ integração de sistemas de computação em rede; ◦ análise de sistemas; ◦ desenvolvimento de sistemas e aplicativos para dispositivos móveis; ◦ desenvolvimento gráfico para Web (Web Designer); ◦ teste e qualidade de Software. * Gestão da Tecnologia: ◦ consultoria em informática; ◦ governança da tecnologia da informação.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre