Mecatrônica

Campus Charqueadas

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã ou tarde
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Mecatrônica
  • Carga Horária: 3.600h
  • Duração: Quatro anos
  • Estágio: previsto
  • Ingresso: Anual

Perfil

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e de acordo com a proposta deste projeto pedagógico de curso, o perfil profissional do Técnico em Mecatrônica prevê que este profissional tem a capacidade de projetar, instalar e operar, realizar a programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados. Também é capaz de realizar a integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos, bem como executar procedimentos de controle de qualidade e gestão. Dada a característica do Curso Técnico em Mecatrônica – Forma Integrada, que prevê um projeto onde seja superada a dualidade entre formação específica e formação geral, o perfil profissional do egresso deste curso contempla ainda características deste profissional, indissociáveis ao cidadão, tais como um caráter crítico-reflexivo, orientado à responsabilidade social e formação didático-político-pedagógica

Campo de atuação

O campo de atuação deste profissional é bastante amplo podendo atuar na indústria automobilística, metalmecânica, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados e/ou automatizados, empresas de equipamentos de segurança, laboratórios de controle de qualidade, empresas prestadoras de serviços, em hospitais na manutenção de equipamentos, indústria aeroespacial e de produção de plástico, grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos, empresas integradoras de sistemas de automação industrial, entre outras. Além destes, o egresso do curso poderá atuar nas empresas relacionadas com os arranjos produtivos da região, desenvolvendo soluções de automação mecânica e/ou eletroeletrônica. Da mesma forma, na região, poderá atuar dando suporte técnico e desenvolvendo soluções para o agronegócio, para o setor de serviços e para instituições públicas diversas.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

Optativas