Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Campus Bagé

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas
  • Carga Horária: 2.630h
  • Duração: Seis semestres
  • Estágio: Não obrigatório
  • Ingresso: Semestral

Perfil

O egresso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá uma formação pautada na construção de saberes na área tecnológica que permitam a elaboração de artefatos e produtos de software que atendam as necessidades de mercado, com criatividade, senso crítico e responsabilidade. Para isso, a formação requer conhecimentos que permitam o emprego do raciocínio lógico e competência, apoiados por tecnologias e metodologias para gestão de processos de desenvolvimento de aplicações. A preocupação com a qualidade dos processos e produtos gerados deve ser constante, o que implica uma formação abrangente em aspectos envolvidos na Engenharia de Software. Além disso, terá uma formação humana que permita ser um cidadão responsável, crítico e atento às necessidades da sociedade em que vive. Pretende-se que o egresso do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas tenha construído um perfil profissional capaz de: realizar atividades que visem o levantamento de requisitos para o desenvolvimento de aplicações de comércio eletrônico, sistemas informatizados para diversos segmentos empresariais, análise de aplicações Web e móvel, bem como, gestão de equipes envolvidas no processo de desenvolvimento de software; atuar em atividades que envolvam a dimensão dos requisitos e funcionalidades de um sistema informatizado. O profissional deverá prestar suporte técnico aos sistemas implantados no ambiente empresarial, bem como, documentando e prestando treinamento especializado; Pesquisar novas tecnologias e combinação de tecnologias emergentes e consolidadas para construções de aplicações de software; utilizar os conhecimentos da formação técnica – baseado nos princípios de humanismo, solidariedade, criticismo, criatividade e ética – na resolução de situações no exercício da profissão; Terá condições de resgatar técnicas e materiais tradicionais sem deixar de buscar soluções inovadoras e adequadas à realidade do mercado, utilizando as tecnologias da construção civil com criatividade, sabedoria e eficiência, visando à melhoria das condições de vida da sociedade de forma sustentável.

Campo de atuação

O campo de atuação do profissional será em empresas do setor público ou privado, atendendo demandas quanto a especificação e desenvolvimento de sistemas de informação. Além disso, o profissional pode atuar como empreendedor, abrindo seu próprio negócio, ou prestando consultoria de forma autônoma.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas