Mecatrônica Integrado

Campus Novo Hamburgo

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Manhã e Tarde
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Anual
  • Título: Técnico em Mecatrônica
  • Carga Horária: 3800h
  • Duração: 4 Anos
  • Estágio: 320h
  • Ingresso: Anual

Perfil

Para formular o perfil profissional dos egressos, consideramos a redação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, cujo Artigo 6º, Inciso XV, descreve: “identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais”. O perfil profissional do egresso do Curso contempla o domínio de atuar nos projetos, nas instalações, nas medições, nas programações de máquinas, de equipamentos automatizados e de sistemas robotizados, além de planejar e executar a montagem e a manutenção dessas máquinas e sistemas, utilizando normas de segurança. O exercício profissional deve ter por base os princípios éticos e de valorização humana, com preocupação em relação à sustentabilidade e compromisso com as questões ambientais. Na atuação desse profissional, destacam-se as seguintes atividades: projeto, instalação, operação e manutenção de equipamentos automatizados e robotizados; realização de programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados; integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos; automação da manufatura; programação e operação de máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado). Ele poderá atuar como agente fiscal da qualidade, eletricista residencial e industrial, mecânico de manutenção, reparador de circuitos eletrônicos, desenhista e projetista assistido por computador, dentre outras atividades profissionais.

Campo de atuação

O egresso do Curso estará apto para atuar nas indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e de plástico, empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos, grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos e laboratórios de controle de qualidade.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas