Ciência da Computação

Campus Passo Fundo

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Manhã
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Bacharel em Ciência da Computação
  • Carga Horária: 3.200h
  • Duração: 8 semestres
  • Estágio: Não previsto
  • Ingresso: Semestral

Perfil

O Curso de Bacharelado em Ciências da Computação tem por objetivo proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de bases científicas e tecnológicas para atuar na área de informática. Além disso, possibilitar o egresso a ingressar em programas de pós-graduação e pesquisa. As aptidões desenvolvidas no decorrer do curso permitirão ao egresso: Possuir sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação. Essa formação sólida o possibilitará e incentivará a extensão de competências à medida que a área se desenvolva, mesmo após a conclusão do curso; Possuir visão global e interdisciplinar de sistemas e entender que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação; Conhecer a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise; Conhecer os fundamentos teóricos da área da Computação e como eles influenciam a prática profissional; Ser capaz de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas e a sociedade; Ser capaz de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimentos e de aplicação; Reconhecer que é fundamental a inovação e a criatividade e entender as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

Campo de atuação

No que diz respeito ao campo de atuação, o egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação poderá atuar em empresas que empregam a informática como atividade meio ou atividade fim. O mercado de trabalho para o profissional de Ciência da Computação é bastante amplo e oferece diversas oportunidades. Entre outras, as empresas em que, tipicamente, esse profissional podem atuar são: Empresas de desenvolvimento de software atuando em pesquisa e desenvolvimento; Empresas de alta tecnologia; Instituições de ensino e pesquisa; Empresas dos setores primários, secundários e terciários; Escritórios de prestação de serviços públicos e privados e, na consultoria; Além disso, o egresso com perfil empreendedor pode abrir seu próprio negócio.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas