Engenharia de Controle e Automação

Campus Charqueadas

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Semi-presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Engenheiro de Controle e Automação
  • Carga Horária: 3860h
  • Duração: Dez semestres
  • Estágio: 200h
  • Ingresso: Anual

Perfil

De acordo com os Referenciais Nacionais dos Cursos de Engenharia , o Engenheiro de Controle e Automação é um profissional de formação generalista, que atua no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletro-eletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma. Projeta, instala e mantém robôs, sistemas de manufatura e redes industriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à legislação e aos impactos ambientais.

Campo de atuação

O Engenheiro de Controle e Automação é habilitado, de acordo coma Lei 5.194/66 e as resoluções CNE/CES N° 01/2019 e CONFEA N° 427/1999 e os Referenciais Nacionais dos Cursos de Engenharia , a trabalhar em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; automação de indústrias e automação predial; simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

7º Semestre

8º Semestre

9º Semestre

Eletivas

► 2024/1
► 2021/1
► 2020/1