Engenharia de Controle e Automação

Campus Charqueadas

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Bacharel em Engenharia de Controle e Automação
  • Carga Horária: 4.155h
  • Duração: Dez semestres
  • Estágio: 360h
  • Ingresso: Semestral

Perfil

O perfil dos egressos do curso de engenharia será construído através de uma sólida formação técnico-científica e profissional geral, a fim de capacitar profissionais capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. A formação promovida no Curso de Engenharia se propõe a dar condições a seus egressos para adquirir competências e habilidades para: a) aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; b) projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; c) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; d) planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; e) identificar, formular e resolver problemas de engenharia; f) desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; g) supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; h) avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; i) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; j) atuar em equipes multidisciplinares; k) compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; l) avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; m) avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; n) assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. O perfil profissional do Engenheiro de Controle e Automação exige competências que envolvem disciplina, criatividade, raciocínio lógico e aplicação do conhecimento. O profissional realiza a gestão e o desenvolvimento de processos de produção eletromecânica, bem como, a operação de sistemas de automação. Desenvolve, gerencia e executa a manutenção de sistemas automatizados e operação e manutenção de sistemas integrados de manufatura.

Campo de atuação

No campo de atuação deste profissional, destacam-se as seguintes atividades: atuar e desenvolver projetos em processos auxiliados por computador (CAD) com novas tecnologias de manufatura. Deve ter conhecimento dos recursos de máquinas mecânicas de Comando Numérico Computadorizado (CNC), empregar programas de usinagem (CAM), que podem estar incorporados em Sistemas de Manufatura Flexível (FMS) na Manufatura Integrada por Computador (CIM). Dentre os principais mercados em que o Engenheiro de Controle e Automação poderá atuar, estão: - Indústria de Transformação: usinas e siderúrgicas; - Indústria Naval: dispositivos eletrônicos embarcados; - Indústria de equipamentos hospitalares: projetos e manutenção de equipamentos aplicados à medicina; - Prestação de Serviços: serviços de manutenção e projetos; - Indústria metal-mecânica: produção, gestão de processos ou de manutenção; - Montadoras: manutenção robótica e industrial. O Engenheiro de Controle e Automação atua em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. O campo de atuação do Engenheiro de Controle e Automação é amplo, principalmente, pela grande transformação e crescimento de novas tecnologias. Assim, o profissional poderá direcionar sua formação na área de sua preferência.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Programas