Administração

Campus Sapucaia do Sul

  • Nível de ensino: Técnico
  • Turno(s): Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Técnico em Administração
  • Carga Horária: 2.490h
  • Duração: Seis semestres
  • Estágio: 240h
  • Ingresso: Semestral

Perfil

O(a) egresso(a) do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos será um(a) cidadão(ã) com visão crítica, capaz de prosseguir o percurso formativo e/ou atuar no contexto social, cultural, político e econômico em que vive, contribuindo para a transformação da sociedade. Poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, executando as funções de apoio administrativo e de suporte às operações organizacionais, em que se destacam as seguintes atividades: ● Execução de operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle destas informações; ● Aplicação de conceitos e modelos de gestão em funções administrativas; ● Execução e controle de informações financeiras, como controle de disponibilidades, contas a receber, estoque, contas a pagar, inventário patrimonial e do custo dos produtos; ● Comercialização, pesquisa de mercado e ações promocionais de produtos e serviços; ● Verificação e controle de tributos federais, estaduais e municipais; ● Atividades de rotinas de pessoal; ● Execução e controle de informações de processos de produção e qualidade, bem como controle de produtos e materiais; ● Prática e execução de projetos a partir de metas pré-estabelecidas; ● Identificação de oportunidades de negócios e utilização das capacidades desenvolvidas de planejar, controlar, avaliar e melhorar continuamente, para operacionalizar organizações produtivas, inovadoras e sustentáveis. Este(a) técnico(a) estará apto a operacionalizar atendimentos, serviços e rotinas administrativas, utilizando ferramentas e meios tecnológicos disponíveis para a gestão organizacional, apoiando-se nos conhecimentos práticos de Informática, como utilização de ferramentas do sistema operacional e dos programas básicos para escritórios. A qualificação adquirida proporcionará mais oportunidade de inserção no mundo do trabalho, também a possibilidade de um processo de inclusão social continuado. Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, as possibilidades de atuação deste profissional dar-se-ão nas instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Campo de atuação

O(a) egresso(a) do Curso estará apto a atuar em empresas, organizações públicas, privadas, com e sem fins lucrativos, em atividades operacionais como profissional de postura e visão sistemática do mundo do trabalho. O(A) profissional será capaz de desenvolver e conferir atividades nas áreas de gestão de pessoas, marketing e vendas, produção, qualidade e sustentabilidade ambiental, suprimentos e logística, financeiro e contabilidade. Com ênfase no trabalho em equipe e colaborativo, comprometido com a inclusão e diversidade e com visão para identificar novas oportunidades de negócios e organizações, o(a) Técnico(a) em Administração terá dinamicidade e habilidade para inovar, aplicar novas tecnologias, bem como estar atento às tendências sociais, ambientais, legais, econômicas e culturais do mundo do trabalho.

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre