Licenciatura em Computação

Campus Pelotas

  • Nível de ensino: Graduação
  • Turno(s): Manhã e Noite
  • Modalidade: Presencial
  • Regime: Semestral
  • Título: Licenciado em Computação
  • Carga Horária: 3.370h
  • Duração: Oito semestres
  • Estágio: 400h
  • Ingresso: Anual

Perfil

O Curso de Licenciatura em Computação tem seu currículo estruturado no regime semestral. Quanto aos estágios supervisionados e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estes serão realizados a partir do 5º semestre regular do Curso. A estrutura curricular do curso visa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao futuro professor através do aprendizado na perspectiva da interface e da transversalidade possíveis de diversos campos de saberes e das tecnologias a eles correspondentes, com vista à formação da cidadania universal e da formação profissional. Ao longo do curso serão desenvolvidos gradualmente habilidades e conhecimentos necessários à formação do licenciado em Computação. De acordo com o “Currículo de Referência para cursos de Licenciatura em Computação”, proposto pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC), a formação profissional docente, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do educando, terá como fundamentos a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades (Art.61 da LDB e Orientações aprovadas na Resolução 09/2010 – PROEN - para a construção dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas do IFSul). A formação de professores observará princípios norteadores desse preparo para o exercício profissional específico, que considerem: I – a competência como concepção nuclear na orientação do curso; II – a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro profissional; III - a pesquisa com foco no processo de ensino e aprendizagem (CNE.CP 1/02). O importante no caso da formação do licenciado em computação é a caracterização do curso como de formação profissional docente em computação, independentemente do campo de atuação profissional. O perfil profissional do egresso do Curso de Licenciatura em Computação contempla o domínio dos saberes pedagógicos e técnicos (TPACK) para atuação como docente na educação básica, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Ainda no campo da docência, o egresso também poderá atuar na educação não-formal. Por fim, possibilita-se a inserção do egresso no mercado de trabalho da área de Computação e Tecnologia da Informação nos mais diversos setores, tais como desenvolvedor de software, administrador de redes de computadores, administrador de banco de dados, entre outros.

Campo de atuação

O egresso do Curso de Licenciatura em Computação estará apto a atuar como docente na educação básica, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. O egresso poderá atuar, também, na educação não-formal e, ainda, na Educação Superior desde que atendidas as prerrogativas explicitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96). O campo de atuação ainda contempla a inserção do egresso no mercado de trabalho profissional nos mais diversos setores da Computação. Para saber mais, acesse: Site: http://lcomp.pelotas.ifsul.edu.br e E-mail: pl-lc@ifsul.edu.br

Anexos

Para terem validade como documentos oficiais, todos os arquivos a seguir devem estar autenticados pelo setor de registros acadêmicos do campus.

Documentação

Projeto Pedagógico

Matrizes

Matriz curricular atual

Histórico de matrizes curriculares

Programas

1º Semestre

2º Semestre